O PROJETO

O rio São Francisco é querido por nordestinos, brasileiros e estrangeiros que o conhecem, possui muitos apelidos carinhosos, tem data de nascimento, recebe homenagens e muito apoio por diferentes representações sociais. Em termos de gestão, apresenta todos os instrumentos preconizados na legislação federal, com destaque para seu comitê de bacia hidrográfica. Porém, apresenta entre 2013 e 2018 a sua maior crise hídrica, com repercussões ambientais e sociais.

Seria por causa da redução de chuvas ou pelo excesso de consumo de suas águas? talvez, ambos!

Nesse cenário, se apresenta mais um projeto que tem pelo rio São Francisco, seus afluentes e sobretudo por seu povo um cuidado especial, chamado de Opará: águas do São Francisco, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. Suas ações são realizadas em parceria entre a Sociedade Socioambiental do Baixo São Francisco Canoa de Tolda e a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O objetivo é promover a recuperação de áreas degradadas da Caatinga com atividades de restauração florestal, educação ambiental, monitoramento hídrico e pesquisas na região semiárida nos estados de Sergipe e Alagoas, na bacia hidrográfica do rio São Francisco, Jacaré e riacho Mato da Onça.

A principal área de atuação do projeto é o perímetro irrigado Jacaré-Curituba, em uma região de clima semiárido, na Caatinga, em uma área de irrigação que abriga cerca de 800 famílias em regime de agricultura familiar com problemas de salinização do solo e desmatamento em áreas de mata ciliar. Outro local preciosa para as atividades do Opará é a Reseva Mato da Onça, em Pão de Açúcar -AL.

RESTAURAÇÃO FLORESTAL

As ações de restauração florestal contemplam 200 hectares de Caatinga, com aplicação de técnicas que visam priorizar a expressão da regeneração…

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

As atividades de educação ambiental abrangeram ações de mobilização e formação como cursos, palestras, educomunicação e seminários com o objetivo de elaborar…

MONITORAMENTO HÍDRICO

O Monitoramento quantitativo e qualitativo é realizado através de atividades acadêmicas e de extensão nos rios Jacaré, afluente do rio São Francisco no…

PESQUISAS EM SEGURANÇA HÍDRICA

Produção de pesquisas acadêmicas com foco na recuperação hídrica e vegetal do Rio São Francisco.

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...