Projeto preserva recursos florestais da caatinga

26
set

Projeto preserva recursos florestais da caatinga

A exploração sustentável dos recursos florestais da caatinga é um dos grandes desafios socioambientais para a conservação deste importante bioma que só existe no Brasil e é responsável pelo equilíbrio ecológico no semiárido. De acordo com o último Inventário Florestal de Sergipe, a caatinga é responsável pelo estoque de cerca de 2 milhões de toneladas de carbono e um volume médio de madeira estocada na ordem de 26 m³/há, cerca de 3,8 milhões de m³ na área total da floresta do bioma.

Os dados mostram que sem um manejo sustentável dos recursos florestais, outros problemas ambientais são agravados como a degradação do solo e a consequente escassez hídrica na região semiárida do Baixo São Francisco, que já enfrenta dificuldades históricas associadas à oferta de água.

Na semana em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado neste sábado, o Projeto Opará: águas do rio São Francisco se engajou a mobilizações em torno da preservação da caatinga e realizou plantio de mudas nativas do bioma com o propósito de chamar a atenção para a importância de preservação deste ecossistema natural.

Com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal, o Projeto Opará: Águas do rio São Francisco realiza atividades de recuperação florestal ao longo de quase dois anos no Assentamento Jacaré-Curituba, em Sergipe e Reserva Mato da Onça, em Alagoas, ambos localizados no Bioma Caatinga.

 

A ideia é promover ações de sustentabilidade com plantio e técnicas que garantam a proteção do ecossistema e biodiversidade do rio São Francisco a partir da recuperação de áreas degradadas na região. Um trabalho que foi iniciado ainda na primeira fase das ações durante a execução do Projeto Águas do São Francisco no período de 2013 a 2016, com a regeneração natural da área de nascentes e cursos d´água através do reflorestamento a partir do plantio de 80 mil mudas nativas nos perímetros irrigados do Betume e Jacaré-Cutibuba, em uma área de 50 hectares.

Dando continuidade a estas ações, foi iniciada em novembro de 2017 a segunda etapa do projeto, com atividades de restauração florestal e previsão de plantio de 30 mil mudas nativas da caatinga no Baixo São Francisco no Assentamento Jacaré-Curituba, maior área de reforma agrária na América latina.

O projeto também executa ações de educação ambiental junto a agricultores, professores e estudantes de escolas públicas da região, incluindo um programa de produção de sementes oriundas do bioma caatinga e incentivo à cadeia de produção com envolvimento dos beneficiários com capacitação técnica.

“Até agora, nesta nova fase, já foram plantadas mais de 23 mil mudas de espécies nativas da caatinga, como angico, mulungu, aroeira-do-sertão, catingueira e umbuzeiro. Com as atividades de plantio e replantio de espécies florestais temos o objetivo de fazer a restauração das áreas degradadas, de acordo com as necessidades socioambientais da região”, explica o engenheiro florestal e coordenador de recuperação restauração florestal do projeto Opará: águas do rio São Francisco, Thadeu Ismerim.

Na primeira fase, entre as técnicas utilizadas no processo de reflorestamento, foram aplicados como métodos de restauração florestal o plantio de área total em aproximadamente 50 hectares, além do isolamento de 226 hectares para o favorecimento da expressão da regeneração natural e proteção de fragmentos florestais já existentes. “Na fase atual, com base na experiência anterior, optou-se pela condução da regeneração natural por meio do adensamento e enriquecimento, além da aplicação de técnicas de nucleação, num total de 200 hectares”, observa Thadeu Ismerim.

As ações de reflorestamento do Projeto Opará contam ainda com a parceria do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) com a produção de mudas na Unidade de Produção Camponesa (UPC) e distribuição destas no Assentamento Jacaré-Curituba.  A ideia é fazer a restauração das matas ciliares do rio São Francisco e seus afluentes incentivando ações de combate à desertificação e de recaatingamento do semiárido.

Além de executar a recomposição vegetal de matas ciliares e nascentes, o projeto também realiza o monitoramento da qualidade da água no baixo São Francisco. O conjunto de ações do Projeto Opará dialoga com as metas internacionais de preservação de florestas preconizadas pela Organização das Nações Unidas através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) assegurar até 2020 a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce interiores e seus serviços, em especial florestas, zonas úmidas, montanhas e terras áridas, em conformidade com as obrigações decorrentes dos acordos internacionais.

As ações de restauração florestal do projeto têm como objetivo contribuir para reverter o quadro de desmatamento nos últimos anos envolvendo o Rio São Francisco e incentivar o protagonismo ambiental com a formação de agentes multiplicadores locais e a identificação de demandas comunitárias sobre a preservação do Velho Chico.

O Projeto

O Projeto Opará: águas do rio São Francisco é realizado pela Sociedade Socioambiental Canoa de Tolda em parceria com a Universidade Federal de Sergipe e a Cooperativa Regional dos Assentados de Reforma Agrária do Sertão de Sergipe. 

O objetivo do projeto é impulsionar e desenvolver junto às comunidades do Baixo São Francisco, em Sergipe e Alagoas, ações ligadas a sustentabilidade do uso da água, considerando, especialmente, temas que envolvam a Gestão dos Recursos Hídricos e a Segurança Hídrica por meio de atividades de recomposição de rede de drenagem natural e da mata ciliar, gestão de bacias hidrográficas, racionalização e conscientização e uso múltiplos da água.

Além da restauração florestal, o projeto é estruturado em mais três eixos: educação ambiental, monitoramento e pesquisas com atuação na região semiárida dos estados de Sergipe e Alagoas, na bacia hidrográfica do São Francisco.

 

Leave a Reply

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...