Projeto apresenta ações de reflorestamento no semiárido

23
mar

Projeto apresenta ações de reflorestamento no semiárido

 

A Organização das Nações Unidas pretende através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) assegurar até 2020 a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce interiores e seus serviços, em especial florestas, zonas úmidas, montanhas e terras áridas, em conformidade com as obrigações decorrentes dos acordos internacionais. 

Em diálogo com estas metas   e em comemoração aos Dias Mundiais da Floresta e da Água, 21 e 22 de março, o Projeto Opará: Águas do rio São Francisco apresentou na última segunda-feira, 18, durante o XII Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe (XII ENREHS), na Universidade Federal de Sergipe, experiências socioambientais de restauração florestal no semiárido de Sergipe.

Com o tema Restauração Florestal: Experiências do Projeto Opará na Região Semiárida do Baixo São  Francisco, o engenheiro florestal do projeto Opará, Thadeu Ismerim, ministrou uma aula no minicurso e  falou sobre as atividades de pesquisas para a recuperação de áreas degradadas na região.

Em sua segunda etapa, as ações de restauração florestal ocorrem no Assentamento Jacaré-Curituba, em Sergipe, e Reserva Mato da Onça, em Alagoas, ambos localizados no Bioma Caatinga. A ideia é promover ações de sustentabilidade com plantio e outras técnicas que garantam a proteção do ecossistema e biodiversidade do rio São Francisco.

“Na primeira fase do projeto, entre 2013 e 2016, foram aplicadas como métodos de restauração florestal o plantio de área total em aproximadamente 50 hectares, além do isolamento de 226 hectares para o favorecimento da expressão da regeneração natural e proteção de fragmentos florestais já existentes. Na fase atual, com base na experiência anterior, optou-se pela condução da regeneração natural por meio do adensamento e enriquecimento, além da aplicação de técnicas de nucleação, num total de 200 hectares”, informa Thadeu Ismerim

 Durante o minicurso também foram apresentadas técnicas e metodologias empregadas pelo projeto. O minicurso contou com a presença de professores, estudantes, pesquisadores e técnicos da Universidade Federal de Sergipe, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentável (SEDURBS) e Emdagro. 

Também foram apresentadas ações do Projeto Adote um Manancial, com o professor da UFS,  Robério Ferreira. O gestor da SEDURBS, Elísio Marinho, apresentou resultados do Programa Produtor de Água, da Agência Nacional das Águas e Mapeamento, elaboração de diagnóstico físico e de projetos padrão para recuperação da vegetação nativa das nascentes.

XII ENREHS é realizado pela SEDURB e conta com o apoio da Agência Nacional de Águas/Progestão, da Associação Brasileira de Recursos Hídricos e em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros, a Universidade Tiradentes, o Instituto Federal de Sergipe e a UFS.

 O Projeto

O Projeto Opará: águas do rio São Francisco é realizado pela Sociedade Socioambiental Canoa de Tolda em parceria com a Universidade Federal de Sergipe e a Cooperativa Regional dos Assentados de Reforma Agrária do Sertão de Sergipe, com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. 

 O objetivo do projeto é impulsionar e desenvolver junto às comunidades do baixo São Francisco, em Sergipe e Alagoas, ações ligadas a sustentabilidade do uso da água, considerando, especialmente, temas que envolvam a Gestão dos Recursos Hídricos e a Segurança Hídrica. Executar-se-ão atividades de recomposição de rede de drenagem natural e da mata ciliar, gestão de bacias hidrográficas, racionalização e conscientização e uso múltiplos da água. 

O projeto é estruturado em quatro eixos: restauração florestal, educação ambiental, monitoramento e pesquisas, e vai atuar na região semiárida dos estados de Sergipe e Alagoas, na bacia hidrográfica do São Francisco. 

Leave a Reply

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...