Agricultores de perímetros irrigados participam de curso

03
fev

Agricultores de perímetros irrigados participam de curso

 

Equipe Opará e participantes do curso

Os agricultores dos perímetros irrigados Jacaré-Curituba e Califórnia participaram nesta semana do Treinamento Manejo de Irrigação no Centro social Assentamento Jacaré-Curituba, em Poço Redondo.

Durante a atividade, foram realizadas aulas teóricas e práticas sobre questões relacionadas à qualidade hídrica e manejo de irrigação, do solo, clima e água, além de eficiência do uso da água e limpeza de filtro. Também foram apresentadas as ações científicas e socioambientais do Projeto Opará: águas do rio São Francisco na região.

O professor da Universidade Federal de Sergipe,  Antenor Aguiar, coordenador do Projeto Opará: águas do rio São Francisco, falou da importância da troca de experiências  e engajamento do projeto na busca de alternativas coletivas e sustentáveis com a participação da comunidade local.

“Esta ação foi muito interessante porque permitiu uma via dupla de conhecimento e uma parceria importante com os agricultores do Perímetro Irrigado Jacaré-Curituba e serviu para a gente alertar que a água é um bem precioso e deve ser usado com bastante moderação”, observou Antenor Aguiar.

Antenor Aguiar durante aula prática

0  coordenador de monitoramento hídrico do Projeto Opará: águas do rio São Francisco, João Marcos Sales, falou sobre os fatores climáticos e solo, e apresentou as ações do trabalho de mestrado intitulado Modelagem Hidrológica em uma Bacia Hidrográfica no Semiárido. Ele destacou o engajamento dos agricultores na atividade ao tirarem dúvidas e sugerirem alternativas a partir das discussões do curso.

 

João Marcos Sales apresenta ações

A parte prática foi realizada com visita a um dos lotes do assentamento, onde foram feitas demonstrações de limpeza de filtros, e aspersor. “A ideia foi fazer uma demonstração das técnicas discutidas e apresentadas no curso, que foi iniciado com uma roda de conversa sobre a importância da irrigação, água no Brasil e no mundo, produção de alimentação, e o perímetro irrigado, temas ligados ao cotidiano dos assentados. Abordamos também discussões sobre as áreas com problema do uso de água em qualidade e quantidade de forma desordenada”, explica João Marcos Sales.

O Projeto Opará: águas do rio São Francisco é realizado pela Sociedade Socioambiental Canoa de Tolda em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Uma das ações são relacionadas às demandas hídricas na região. De acordo com agricultores, o sistema de bombas para abastecimento hídrico do perímetro opera de forma deficiente e há dificuldade no fornecimento de água para a comunidade. Segundo os trabalhadores rurais, as poucas bombas existentes na estação de bombeamento não têm potência suficiente para levar água a todos, o que compromete a produção agrícola..

Leave a Reply

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...