Opará discute ações socioambientais na V SEMAC

08
nov

Opará discute ações socioambientais na V SEMAC

 

 

Estudos da água, do solo, gestão de recursos hídricos, restauração florestal e potencialidades sobre o rio São Francisco. Estes foram alguns dos temas socioambientais discutidos pelo Projeto Opará: águas do rio São Francisco durante os dias 5, 6,e 7 de novembro na V Semana Acadêmico-Cultural (SEMAC) realizada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Através de aulas práticas e teóricas, o projeto mobilizou estudantes, servidores e professores da UFS em ações integradas envolvendo as comunidades rurais das áreas de assentamento no Perímetro Jacaré-Curituba, no sertão sergipano.

Uma das participações do projeto foi a abertura da V SEMAC no Campus do Sertão da UFS em Nossa Senhora da Glória no dia 06 de novembro com as palestras proferidas pelo professor doutor Antenor de Oliveira Aguiar Netto com o tema Potencialidades do rio São Francisco e pelo engenheiro florestal e Mestre em Agroecossistemas, Thadeu Ismerim, que tratou sobre as Potencialidades da Caatinga.

Na ocasião, o professor Antenor Aguiar vestiu a camisa da campanha 57 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, e falou da importância de preservação e edificação de uma educação libertadora que preze pelo respeito à diversidade e a busca a igualdade de gênero em todos os espaços. A campanha é realizada pelo Grupo de pesquisa XiqueXique/UFS/Cnpq, parceiro do Projeto Opará. 

O público composto de alunos, professores, técnico administrativos e pessoas da comunidade de Glória ouviram Antenor Aguiar falar sobre as potencialidades humanas e naturais da bacia hidrográfica do rio São Francisco, com ênfase para o abastecimento humano e agricultura irrigada. Na oportunidade, também foram apresentados resultados de pesquisa do Grupo de Pesquisa Acqua da UFS e as atividades de educação ambiental e monitoramento hídrico efetuadas pelo projeto águas do São Francisco, entre 2013 a 2016, e pelo projeto Opará, em 2018, ambos patrocinados pela Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

“Os eventos científicos são espaços acadêmicos nos quais ocorrem a divulgação dos trabalhos técnicos e científicos, o debate de ideias e a formação de rede de pesquisas se estabelece. Com esta proposta, a equipe do Opará esteve presente na V SEMAC”, destaca Antenor Aguiar, coordenador geral do Projeto Opará: águas do rio São Francisco.

Para o coordenador de restauração florestal/monitoramento técnico do Opará, Thadeu Ismerim, a V SEMAC oportunizou a troca de conhecimentos das ações socioambientais do projeto com as comunidades rurais e acadêmica. “Foi um espaço muito bom para apresentar nossas experiências de restauração florestal na Caatinga, visto que o Campus Sertão tem suas ações concentradas nesta região”, enfatiza.  

No final da atividade, foram sorteados brindes aos participantes, tais como o livro Contexto Lugares, Potencialidades e Resistências: Terra e Povo no São Francisco.

Nos dias 06 e 07 de novembro, o projeto Opará: águas do rio São Francisco coordenou o curso de formação em Gestão de Recursos Hídricos, ministrado por Antenor Aguiar, Franklin Modesto, Hannah Oliveira e João Marcos de Jesus Sales constando aulas teóricas e práticas para estudantes do Campus Sertão. As aulas práticas sobre medições de quantidade e qualidade da água e do solo no semiárido foram conduzidas na Bacia Escola Jacaré-Corituba, dentro do Assentamento Jacaré-Curituba, em Canindé do São Francisco. A Lei das Águas 9.433/1997 e os comitês de bacias hidrográficas também foram debatidos com os alunos, bem como os instrumentos para implementar a gestão de recursos hídricos.

“Estas atividades foram importantes para integrar os estudantes em uma vivência prática com o levantamento de possíveis problemas e soluções sobre os recursos hídricos como os procedimentos de coleta de água, medição de vazão e recuperação dos solos”, salienta João Marcos de Jesus Sales, coordenador de monitoramento de pesquisas hídricas do projeto Opará: águas do rio São Francisco.

Também durante o evento, o projeto Opará: águas do rio São Francisco participou com um estande na II Feira de Estágios UFS no dia 07 de novembro, com uma atividade de mobilização e disseminação das ações do projeto.

A V Semac acontece em todos os campi da UFS no período de 5 a 9 de novembro, com o tema “Autonomia, diálogo e integração na educação superior”, com a proposta de envolver toda a comunidade universitária para promover diálogo, troca de conhecimento e integração por meio de eventos, atividades de lazer, música, shows, mostras, feiras e outras ações.

Leave a Reply

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...