Opará realiza oficina de terrário e jardins

19
jul

Opará realiza oficina de terrário e jardins

 

Comunidades do Assentamento Jacaré-Curituba localizado entre os municípios de Canindé do São Francisco e Poço Redondo, no sertão de Sergipe, participaram na tarde da última quarta-feira de uma oficina de educação ambiental de terrários e jardins.

A oficina foi realizada pelo Projeto Opará: águas do rio São Francisco, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal, em parceria com o Campus do Sertão da Universidade Federal de Sergipe.

As comunidades das agrovilas Florestan Fernandes, Padre Cícero e Braço Forte participaram da atividade e confeccionaram mini jardins utilizando material reciclável com garrafas pet. A oficina foi idealizada pela professora do Campus Sertão da Universidade Federal de Sergipe, Anny Kelly Vasconcelos de Oliveira Lima e a Agrecologa Julineide Gadelha Silvestre Coelho.

“O objetivo desta oficina é levar aos agricultores da comunidade mais uma tecnologia sustentável na hora de utilizar as plantas adaptáveis ao Semiárido como as cactáceas. Utilizamos como metodologia a montagem de terrários mini jardins, simulando o ecossistema da região e usando materiais recicláveis para que haja um despertar de produzir respeitando o meio ambiente”, informa a professora.

Para Julineide Coelho, “ministrar a oficina de terrário e jardins no assentamento Jacaré Curituba foi uma experiência incrível. Está lado a lado dos moradores, ter a oportunidade de colocar a mão na massa, ensinando e aprendendo ao mesmo tempo é totalmente gratificante. Fiquei imensamente feliz de ter tido a atenção e participação de todos que ali estavam. Os moradores foram os grandes atores da oficina. Também vale ressaltar a importância da produção dos terrários, visto que é mais um incentivo à geração de renda através da sua comercialização”, afirma.

Durante a atividade, foram feitas demonstrações e experimentos com espécies nativas da região, estimulando boas práticas de convivência com o semiárido a partir de ações sustentáveis de educação ambiental.

As ações de educação ambiental do projeto têm como proposta o empoderamento, autonomia e inserção nos meios produtivos locais com a sociedade do baixo São Francisco sergipano e alagoano, com ênfase para jovens e equidade de gênero.

As atividades incluem também ações de mobilização e formação com temas sobre recursos hídricos e meio ambiente, produção de sementes florestais, mudas de espécies nativas, implantação florestal e cadeia produtiva do umbu.

O projeto é executado pela Sociedade Socioambiental do Baixo São Francisco Canoa de Tolda em parceria com a Universidade Federal de Sergipe através do Campus São Cristóvão e do Sertão.

Leave a Reply

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...